Qual carabina de pressão comprar? De 4.5mm, de 5.5mm ou de 6.0mm?
Quando descobri que estavam fabricando carabinas de pressão calibre .22 (5.5mm), me animei muito com a possibilidade de uma arma com ação de mola utilizando um chumbinho mais parrudo, mas vieram muitas dúvidas também. Agora ainda temos o calibre 6.0mm para complicar a escolha. Vou tentar passar um pouco de minha experiência para quem ainda não sabe qual calibre comprar.
4.5mm
É meu calibre preferido, por ser menor, podemos ter horas a mais de diversão a custos bem mais acessíveis, é ótima para tiros de precisão e até mesmo para brincar com latinhas e afins. Estes tipos de projétis, costumam ter uma trajetória retilínea por mais tempo que os de 5.5mm, ou seja, em distâncias maiores, tendem menos a perder altura, porém sofrem mais a ação do vento em locais abertos. Esta questão da trajetória do projétil e da ação da gravidade, vou deixar para blogs e sites em que nerds em física possam dar mais detalhes, a minha intenção é passar as diferenças básicas entre os calibres. A questão da precisão do tiro depende de vários fatores: do peso e do tipo do chumbinho; da arma e, do mais importante, do atirador! Levando em conta que os tiros com mira aberta são geralmente entre 10 e 20m, isto não será um problema em nenhum dos calibres. Existem projéteis de várias marcas, formatos e pesos. Quanto mais pesado, geralmente mais estável. Existem alguns formatos adequados à caça, outros às competições. Com uma verificação visual rápida, já podemos perceber a qualidade dos chumbinhos, prefira sempre os que não costumam apresentar imperfeições, pois uma folga na câmara de carregamento, pode danificar sua arma e prejudicar na precisão. É o calibre permitido na maioria das competições.
5.5mmÉ meu calibre preferido, por ser menor, podemos ter horas a mais de diversão a custos bem mais acessíveis, é ótima para tiros de precisão e até mesmo para brincar com latinhas e afins. Estes tipos de projétis, costumam ter uma trajetória retilínea por mais tempo que os de 5.5mm, ou seja, em distâncias maiores, tendem menos a perder altura, porém sofrem mais a ação do vento em locais abertos. Esta questão da trajetória do projétil e da ação da gravidade, vou deixar para blogs e sites em que nerds em física possam dar mais detalhes, a minha intenção é passar as diferenças básicas entre os calibres. A questão da precisão do tiro depende de vários fatores: do peso e do tipo do chumbinho; da arma e, do mais importante, do atirador! Levando em conta que os tiros com mira aberta são geralmente entre 10 e 20m, isto não será um problema em nenhum dos calibres. Existem projéteis de várias marcas, formatos e pesos. Quanto mais pesado, geralmente mais estável. Existem alguns formatos adequados à caça, outros às competições. Com uma verificação visual rápida, já podemos perceber a qualidade dos chumbinhos, prefira sempre os que não costumam apresentar imperfeições, pois uma folga na câmara de carregamento, pode danificar sua arma e prejudicar na precisão. É o calibre permitido na maioria das competições.
O chodó das carabinas de pressão atuais. Quando não conhecemos o calibre, vamos pensando em sensacionais destruições, por se tratar de um 22. Não espere resultados sequer parecidos com armas de fogo, garanto que não dá emoção alguma, além do mais, um cartucho 22 também não é lá estas coisas no mundo das armas de fogo. Se o seu objetivo for a eliminação de pragas, como ratos, é a carabina ideal. Por possuir mais massa, este tipo de calibre obviamente causa um estrago maior que os projéteis de 4,5mm. De um modo geral, também é mais adequado para locais com muito vento, justamente por ser mais pesado. Porém, como vimos na descrição do calibre 4.5mm, podemos comprar projéteis mais pesados para dar mais estabilidade ao vento nos dois calibres, claro, com vantagem para o 5.5mm. Algumas armas, como as turcas Hatsan e as CBCs Nitro, possuem uma mola com uma força razoável, conseguem fazer um certo estrago em tábuas duras, até mesmo a CBC Montenegro F22 também consegue perfurar bem alguns pedaços de madeira. Mas depois de pouco tempo esta brincadeira enjôa e ficamos querendo novamente uma arma com chumbinhos mais baratos, para atirar mais por um custo menor. Sobre peso e imperfeições, valem as mesmas regras que os chumbinhos de 4.5mm. Este calibre geralmente não é permitido em competições oficiais, mas atualmente, existem competições de Field Target em que este calibre é muito utilizado.
6.0mm
Segue o mesmo raciocínio do calibre 5.5mm, porém com um pouco mais de massa. É um calibre exclusivamente produzido pela CBC para atender à legislação nacional quanto à carabinas de pressão.
Resumo da Ópera
Se espera grandes estragos com os calibres de 5.5mm ou até mesmo o de 6.0mm, irá se decepcionar rapidamente, pois não dá para comparar uma carabina de pressão com uma arma de fogo.
O calibre 4.5mm é mais barato, proporciona ótima diversão em latinhas e afins, e também é o calibre mais aceito em competições oficiais.
Já li excelentes comparações sobre calibres, marcas, formatos e peso de munição para carabinas de pressão. Para aprofundar-se, utilize sempre o Dr. Google!
Nenhum comentário:
Postar um comentário