quarta-feira, 10 de outubro de 2012

APRESENTAÇÃO


Blog destinado aos amantes do tiro esportivo em Valença - Bahia

Informações de Campeonatos - Informações de Treinamentos - Informações em Geral

Qual carabina de pressão comprar?


Qual carabina de pressão comprar? De 4.5mm, de 5.5mm ou de 6.0mm?

Quando descobri que estavam fabricando carabinas de pressão calibre .22 (5.5mm), me animei muito com a possibilidade de uma arma com ação de mola utilizando um chumbinho mais parrudo, mas vieram muitas dúvidas também. Agora ainda temos o calibre 6.0mm para complicar a escolha. Vou tentar passar um pouco de minha experiência para quem ainda não sabe qual calibre comprar.


4.5mm
É meu calibre preferido, por ser menor, podemos ter horas a mais de diversão a custos bem mais acessíveis, é ótima para tiros de precisão e até mesmo para brincar com latinhas e afins. Estes tipos de projétis, costumam ter uma trajetória retilínea por mais tempo que os de 5.5mm, ou seja, em distâncias maiores, tendem menos a perder altura, porém sofrem mais a ação do vento em locais abertos. Esta questão da trajetória do projétil e da ação da gravidade, vou deixar para blogs e sites em que nerds em física possam dar mais detalhes, a minha intenção é passar as diferenças básicas entre os calibres. A questão da precisão do tiro depende de vários fatores: do peso e do tipo do chumbinho; da arma e, do mais importante, do atirador! Levando em conta que os tiros com mira aberta são geralmente entre 10 e 20m, isto não será um problema em nenhum dos calibres. Existem projéteis de várias marcas, formatos e pesos. Quanto mais pesado, geralmente mais estável. Existem alguns formatos adequados à caça, outros às competições. Com uma verificação visual rápida, já podemos perceber a qualidade dos chumbinhos, prefira sempre os que não costumam apresentar imperfeições, pois uma folga na câmara de carregamento, pode danificar sua arma e prejudicar na precisão. É o calibre permitido na maioria das competições.


5.5mm
O chodó das carabinas de pressão atuais. Quando não conhecemos o calibre, vamos pensando em sensacionais destruições, por se tratar de um 22. Não espere resultados sequer parecidos com armas de fogo, garanto que não dá emoção alguma, além do mais, um cartucho 22 também não é lá estas coisas no mundo das armas de fogo. Se o seu objetivo for a eliminação de pragas, como ratos, é a carabina ideal. Por possuir mais massa, este tipo de calibre obviamente causa um estrago maior que os projéteis de 4,5mm. De um modo geral, também é mais adequado para locais com muito vento, justamente por ser mais pesado. Porém, como vimos na descrição do calibre 4.5mm, podemos comprar projéteis mais pesados para dar mais estabilidade ao vento nos dois calibres, claro, com vantagem para o 5.5mm. Algumas armas, como as turcas Hatsan e as CBCs Nitro, possuem uma mola com uma força razoável, conseguem fazer um certo estrago em tábuas duras, até mesmo a CBC Montenegro F22 também consegue perfurar bem alguns pedaços de madeira. Mas depois de pouco tempo esta brincadeira enjôa e ficamos querendo novamente uma arma com chumbinhos mais baratos, para atirar mais por um custo menor. Sobre peso e imperfeições, valem as mesmas regras que os chumbinhos de 4.5mm. Este calibre geralmente não é permitido em competições oficiais, mas atualmente, existem competições de Field Target em que este calibre é muito utilizado.


6.0mm
Segue o mesmo raciocínio do calibre 5.5mm, porém com um pouco mais de massa. É um calibre exclusivamente produzido pela CBC para atender à legislação nacional quanto à carabinas de pressão.


Resumo da Ópera
Se espera grandes estragos com os calibres de 5.5mm ou até mesmo o de 6.0mm, irá se decepcionar rapidamente, pois não dá para comparar uma carabina de pressão com uma arma de fogo.
O calibre 4.5mm é mais barato, proporciona ótima diversão em latinhas e afins, e também é o calibre mais aceito em competições oficiais.


Já li excelentes comparações sobre calibres, marcas, formatos e peso de munição para carabinas de pressão. Para aprofundar-se, utilize sempre o Dr. Google!

Tipos de Armas de Pressão


Conforme a própria definição, as Armas de Pressão são armas que lançam projéteis sem propulsão própria, ou seja, não possuem em seu interior propelentes explosivos e espoletas, mais comumente conhecida como "chumbinho". 

Quanto ao calibre dos chumbinhos temos atualmente no mercado dois tamanhos, calibre 4,5 mm ou 0, 177 polegadas e o maior com 5,5 mm ou 0,22 polegadas. 
Considerando o mesmo modelo de arma (mesma mola), as armas de calibre 4,5 mm possuem velocidade superior ao 5,5 mm, pois o chumbinho 4,5 mm é mais leve que o seu irmão maior 5,5 mm, porém a energia é maior no 5,5 mm do que no 4,5 mm. 
Na escolha do calibre é necessário levar em consideração vários aspectos como disponibilidade dos chumbinhos, o custo, pois o calibre 5,5 mm por vezes é maior que o 4,5 mm e também se irá participar de alguma competição de tiro, pois em algumas modalidades só é aceito o calibre 4,5 mm. 
Quanto ao tipo de arma de pressão, podemos dividir em dois grandes grupos:
1 – Arma de Pressão que utilizam MOLAS, podendo ser mecânica (aço carbono, aço inox) ou pneumática, quanto a este último vale uma explanação mais específica, a mola pneumática é similar àquelas utilizadas nas portas traseiras de carros hatch que normalmente são confundidas com amortecedores, estas molas possuem em seu interior alguma forma de gás, normalmente nitrogênio. Estas armas mais comuns de serem vistos necessitam que a mola seja comprimida "quebrando" o cano ou em alguns modelos, alavancas paralelas ao cano.
2 – Armas de Pressão que utilizam GÁS COMPRIMIDO, estas armas possuem câmaras próprias na sua construção para o armazenamento de gás comprido e são conhecidas como armas de pressão PCP (Pre-Charge Pneumatic) e CO2 que utilizam pequenos cilindros deste gás. Nestas armas não há necessidade e nem há como, quebrar o cano ou alavanca, pois a pressão já está presente no interior da arma.
Quanto á construção da coronha, temos a mais tradicional que é confeccionado em madeira de lei ou o confeccionado em materiais sintéticos que possibilitam a uma construção mais leve e de formas a melhorar a empunhadura da arma. A escolha é pessoal, pois há os que gostam da madeira por ser mais bonita e mais pesada, o que confere uma maior estabilidade e outros que optam pelos materiais sintéticos pela sua praticidade na manutenção e seu visual mais agressivo.

TIPOS DE CHUMBINHO



Tipos de Chumbinhos
Primeiramente e o mais importante é que o chumbinho quando posicionado no cano da arma de pressão o mesmo não pode deslizar livremente, pois este tipo de chumbinho pode causar problemas no raiamento do cano. Os melhores chumbinhos possuem o diâmetro da "saia" (parte posterior do chumbinho) maior que a ponta, o que permite que ele fique parado no cano até o disparo.




O modelo mais popular de chumbinho é o Diabolô que possui um formato de ampulheta, o que difere á a forma da cabeça que pode ser oval, chata (match), pontiaguda, com furo (hollow point), com esfera de aço, seta de titânio etc... E outras de conformação extrema como saia plástica. 






Há no mercado diversas marcas de chumbinho, desde as nacionais mais comuns como Tupi, Pardal, Apolo, Sniper, Rifle, Technogun, CBC, Rossi e as importadas como Gamo, Crossman, Norica, JSB, H&N, Skenco etc...
Vale lembrar que o chumbinho nacional tem evoluído na sua qualidade, mas ainda fica longe dos importados, o mais importante é testar várias marcas e modelos de chumbinhos e ver o que mais se adéqua a sua forma de praticar o tiro.

SEGURANÇA


Segurança
As pistolas e carabinas de pressão, apesar de parecerem inofensivas a um primeiro momento, são armas que podem ferir, portanto devem ser tomadas todas as medidas de segurança. 
·         Tenha pleno conhecimento do funcionamento da arma e de seus acessórios, lendo o manual do proprietário bem como todas as informações possíveis.
·         Trate sempre como se a arma estivesse carregada e municiada.
·         Nunca guarde a arma carregada, pois além de inseguro, esta prática reduz a vida útil da mola.
·         No momento de carregar e municiar assegure sempre que o cano da arma esteja virado para um local seguro longe das pessoas ou animais e que não haja risco de ricochetes, como água ou superfície dura.
·         Durante a prática de tiro, sempre utilize Equipamento de Proteção Individual (EPI) como óculos apropriados para o tiro bem como protetores auriculares.
·         Mantenha o dedo afastado do gatilho até o momento do disparo. Nunca ande com a arma carregada, municiada e com o dedo no gatilho.
·         Nunca entregue a arma carregada e municiada para outra pessoa, sempre descarregue antes.
·         Quando for atirar em um alvo, certifique-se que projétil após atingir o alvo, seja detido, sem passar por paredes ou que haja ricochete atingindo pessoas, animais ou locais indesejados.
·         Nunca deixe a arma ao alcance das crianças e pessoas não autorizadas.

Alvos apropriados



Salientamos que nossa prática de tiro é ecológica, nunca visando caça ou prática contra seres vivos. 
Sempre incentivamos o Tiro ao Alvo em locais apropriados a essa prática e com Alvos Especiais.

LEGISLAÇÃO




LEGISLAÇÃO

CARABINAS DE PRESSÃO NÃO SÃO ARMAS DE FOGO E NÃO NECESSITAM DE REGISTRO.
De acordo com a Portaria n° 36-DMB, de 09 de dezembro de 1999, (norma que regula o comércio de armas e munições aprovada pelo Ministério da Defesa e Exército Brasileiro) armas de pressão por ação de mola, com calibre igual ou inferior a 6mm, não são armas de fogo.
Portanto:
- Não necessitam de registro para sua aquisição, porém sua venda só é permitida a maiores de 18 anos com devida comprovação;
- Não necessitam de guia de tráfego para transporte e deslocamento;
Veja abaixo a transcrição do trecho da Portaria n° 36-DMB/99:
TÍTULO II
NORMAS PARA AQUISIÇÃO DE ARMAS E MUNIÇÕES DE USO PERMITIDO, POR CIVIS, MILITARES E POLICIAIS
CAPÍTULO VII
Da Venda de Armas de Pressão
Art. 16. As armas de pressão, por ação de mola ou gás comprimido, não são armas de fogo, atiram setas metálicas, balins ou grãos de chumbo, com energia muito menor do que uma arma de fogo.
Art. 17. As armas de pressão por ação de mola, com calibre menor ou igual a 6 (seis) mm, podem ser vendidas pelo comércio não especializado, sem limites de quantidade, para maiores de 18 (dezoito) anos, cabendo ao comerciante a responsabilidade de comprovar a idade do comprador.